A abdominoplastia é um recurso cirúrgico muito usado em casos de pacientes que emagreceram e ficaram com a pele do abdome flácida ou caída; também comum em pacientes que tiveram filhos e têm flacidez de pele e normalmente ficam com um afastamento da musculatura anterior do abdome (músculos retoabdominais) que se chama por diástase dos músculos.
É um processo que retira o excesso de pele, alinha os músculos em sua devida posição (plicatura) e reposiciona o umbigo de modo que as cicatrizes existentes serão ao redor do umbigo (em sua porção interna) e outra na parte inferior do abdome, “escondida” na área do biquíni ou calcinha. Dessa forma obtemos um contorno corporal esteticamente desejado, acentuando-se também a cintura.
Frequentemente é associada à lipoaspiração, dessa forma, além dos benefícios acima, obtém-se uma silhueta agradável por retirar-se o excesso de gordura da região.
A cirurgia é realizada com anestesia peridural e sedação, com internação de 24 horas.
Serão utilizados drenos aspirativos que permanecerão por um período de 10 a 12 dias, cintas compressivas por 30 dias.
A cirurgia requer um repouso de 25 a 30 dias conforme a evolução de cada paciente, drenagens linfáticas que trarão diversos benefícios, como alivio do inchaço, dor e acelerar o tempo de recuperação.
Os riscos e efeitos indesejados desta cirurgia, além dos ocorridos em qualquer tipo de cirurgia, podem ocorrer pouco frequentes, dentre eles, hematomas, necroses em segmentos da cicatriz ou umbigo, cicatrizes inestéticas (incluindo queloide), infecção, deiscências (abertura de pontos).
Ao final da recuperação, é muito importante que o paciente mantenha exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável e balanceada para manter o resultado.
Outros Procedimentos
Cirurgia de Palpebras ou Blefaroplastia