Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico no qual se retira a gordura localizada em excesso, por meio de cânulas conectadas a um aparelho que promove a sucção da mesma.
Já na lipoescultura, a gordura é coletada pelo método da lipoaspiração, preparada e injetada em lugares onde se pretende melhorar o volume e contorno local. Devemos lembrar que quando a gordura é enxertada, ocorre uma reabsorção de parte do seu volume injetado e não há como prever essa quantidade de reabsorção.
Inicialmente foi desenvolvida para retirar gorduras localizadas onde o resultado é o mais refinado. Porem pode-se retirar maiores quantidades de gordura, sempre respeitando-se os limites de segurança determinados pelo seu cirurgião (5% a 7% do peso corporal). Neste segundo caso, para um resultado desejado, talvez seja necessário mais de uma intervenção com devido intervalo.
As áreas mais comumente trabalhadas são: abdome, dorso, flancos, braços, coxas e culotes.
É possível associar a lipoaspiração com outras cirurgias como plástica de abdome ou mamas, por exemplo, neste caso na avaliação medica se verificara a possibilidade e condições.
A cirurgia é feita com anestesia peridural e sedação e necessita de 24 horas de internação.
As incisões têm de 0,5 a 0,8 cm, distribuídas em pontos diversos, o mínimo necessário para obter o efeito desejado.
Para minimizar o sangramento, efetua-se a infiltração de uma solução de soro com adrenalina.
Outras medidas são tomadas para questões de segurança, como uso de meias anti-trombose e massageador intermitente nos membros inferiores (evitar trombose e embolia).
O tempo de repouso é de 10 a 15 dias, e 30 dias para exercícios físicos.
No pós-operatório deve-se fazer uso de malha compressiva (indicada pelo seu cirurgião), drenagens linfáticas por profissionais habilitados e acompanhamento médico.
Devido ao grande edema que ocorre e a grande manipulação do tecido gorduroso, o resultado definitivo da lipoaspiração dá-se em torno de 6 a 9 meses. No entanto, ao final do primeiro mês, já nota-se grande diferença.
Os riscos da lipoaspiração são os mesmos para quaisquer outras cirurgias, por isso o pré-operatório é bastante cuidadoso. Preocupamo-nos em prevenir trombose e embolia com métodos referidos acima.
Em cirurgias onde o volume aspirado é maior, ocorrem com mais frequência casos de irregularidades, pois a posição do paciente na cirurgia (deitado) faz com que a gordura mude de posição em relação à postura em pé e isso às vezes requer refinamentos posteriores.
Outros Procedimentos
Cirurgia de Palpebras ou Blefaroplastia